sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pão caseiro fofíssimo

Minha mãe faz comidas maravilhosas! O arroz que ela faz fica soltinho... o bife que ela frita é de lamber os dedos... o pavê não tem igual de cremoso... a carne assada derrete na boca... os salgadinhos são macios e deliciosos... o pão e as roscas são uma loucura de gostosos!!!
Cresci me acabando nessas comidinhas deliciosas... mas não sei cozinhar igual à minha mãe :-(
Eu sei... isso é uma vergonha! Como que eu não sei fazer as receitas de minha mãe?! Pois é... não sei... não consigo... dá tudo errado... fica tudo diferente!
Bom mesmo é comidinha de mamãe!!! Não tem igual... o aroma... o sabor... o carinho :-)
...
Intonce... falando de pão de mamãe... eu amo pão caseiro! Não, deixa eu corrigir: eu AMO o pão caseiro da minha mãe! Mas como ela prepara a massa fazendo a tal da esponja, eu nunca que consigo aprender esse processo, além de achar complicadinho!
Por isso, sempre que vejo uma receita nova... eu testo! De preferência, que seja prática e rápida rsrs
Já encontrei minha receita-mor de rosca... que fica uma delícia!
E, ontem, encontrei minha receita-mor de pão de forma - fofíssimo!
A receita original está neste blog AQUI, que só tem coisas gostosas e dicas bem legais! Vale a pena visitar e acompanhar!
Papel e caneta na mão (ou impressora a postos rsrs):

Pão Fofíssimo

Ingredientes:
600 g de farinha de trigo (mais um pouco para enfarinhar a mesa)
30g de fermento biológico fresco
½ xícara (chá) rasa de açúcar
½ xícara (chá) de óleo (canola, milho, soja...)
300 ml de leite morno
2 ovos médios
1 e ½ colheres (chá) de sal

Preparo:
Em uma bacia grande, misture o açúcar e o fermento até ficarem líquidos. Acrescente os demais ingredientes, exceto a farinha de trigo e o sal. Deixe essa mistura descansar por uns quinze minutos.
Aproveite esse tempo para untar duas formas de pão. Reserve. Também aproveite para peneirar o trigo.
Voltando à bacia, vá acrescentando a farinha de trigo ao preparo líquido e misturando com uma colher de pau. Quando tiver misturado metade da farinha, junte o sal e passe a misturar os ingredientes com a mão. Pode enfarinhar uma superfície plana e sovar bem a massa (é preferível que a massa fique levemente grudenta do que totalmente lisa, pois isso pode resultar num pão seco e duro).
Após, deixe a massa descansar na bacia em que foi preparada por aproximadamente 1 hora, até que atinja o dobro do tamanho.
Divida a massa em duas partes e coloque nas formas untadas. Pincele com gema de ovo e deixe descansar por mais 30 minutos. Leve para assar  em temperatura de 180°C até ficarem dourados.
Eu coloquei gergelim (mas esqueci de torrar antes rsrs) por cima dos pães antes de levar ao forno. Você também pode substituir a gema de ovo por uma mistura de pouco leite com muito açúcar e pincelar nos pães já quase assados, só pra dourar.

Genteim, vocês não têm noção de como esse pão fica gos-to-so!!!!!!!!! 
O nome dele "Pão Caseiro Fofíssimo" já diz tudo: pensem num pão macio!!!!!
Façam e voltem aqui pra dizer como ficou :-D


 
 
 

6 comentários:

Coisas De Mulher postou o comentário de número:

Nossa amiga Eliane,que delícia que deve tá esse pão hén?Só de olhar deu água na boca,rs!!Adorei por você compartilhar a receitinha,vou tentar fazer,bjos!!

Adriana Balreira postou o comentário de número:

Ainda não me aventurei a fazer pão. Apesar de AMAR pão! Mas esse seu está com uma cara mesmo de delicioso! E ficou bem fofinho! Vou anotar a receita e quem sabe um dia eu tenha coragem de arriscar.
beijos
Adriana

Marly postou o comentário de número:

Oi, Eliane, prazer em conhecê-la!

Estou chegando em casa agora, depois de uma manhã inteira de correrias, rsrs.
Menina, os seus pães ficaram lindos demais, parecem até de profissional, rsrs.
Muito obrigada por me comunicar a sua experiência, fiquei muito feliz! rsrs.
Comida de mãe é mesmo incomparável, mas você também leva muito jeito, rsrs.
Gostei do seu blog e estou indo me incluir entre os seguidores.

Beijo e boa tarde!

Mell Santos postou o comentário de número:

Oi Eliane só de olhar esse pão me deu água na boca, que delicia.

Bjs e um ótimo final de semana.

Unknown postou o comentário de número:

Nossa q delicinha hein,com um acfezinho agora cairia bem...hihihi
Fica super fofinho mesmo neh!adoreii a receitinha e seu blog tbm,e já to te seguindo pra não perder as novidades :)

bjinhos...

ótimo fim de semana!!!

Mundo da Mony

http://simony-fragoso.blogspot.com.br/

DUAS MOÇAS PRENDADAS! postou o comentário de número:

demais essa receita, deu até água na boca,vou testar!
Beijocas .